A startup de motos usadas Pitom84 ajuda a movimentar mais de R$15 milhões em negócios no setor durante a pandemia de Covid-19.

A startup potiguar foi fundada no ano de 2020 por Rodolfo Dantas e Eduardo Marques. Enxergou um mercado pouco explorado, buscando o desenvolvimento de soluções voltadas para o setor de motos usadas.

No Brasil, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as motos usadas representam 3 vezes mais o tamanho do mercado de motos 0km. Estes dados, refletem as negociações com todos os trâmites formalizados, ou seja, ainda existe uma parcela não contabilizada que corresponde às transações informais.

Diante disso, alinhando a expertise dos sócios nas áreas do mercado de motos, comercial e tecnologia, a empresa criou sua principal solução para incentivar as concessionárias a entrarem de uma maneira mais competitiva neste cenário.

A ferramenta possibilita, sobretudo, que os gestores consigam visualizar e gerir todas as oportunidades no setor de motos usadas. Assim, o processo que antes era informal, pouco tecnológico e bastante lento, passa a ser mais prático e assertivo, a medida em que as concessionárias passam a obter e registrar dados precisos da moto e do cliente, solicitações de compra, avaliações executadas, quantidade de motos em negociação e as motos adquiridas. Com essas informações, o trabalho nesse setor foi tornando-se cada vez mais estruturado, otimizado e, em pouco tempo, passaram a apresentar resultados cada vez mais satisfatórios.

Apesar da pandemia de COVID-19 ter enfraquecido o setor de motos, foi durante esse período que a solução mostrou-se primordial para a operação de muitas concessionárias. Com as medidas de lockdown e fechamento de fábricas, as entregas de motos 0km começaram a atrasar, mas em contrapartida o mercado manteve-se aquecido, prejudicando, assim, o faturamento de inúmeras empresas e, consequentemente, forçando gestores a voltarem a sua atenção às motos usadas e até mesmo implementar o setor que por vezes não existia.

Surgiu, então, o questionamento: Como trabalhar o setor que não tinha tantas informações e não era visto como prioridade?

– Foco, desenvolvimento e resultado.

Desde o início, os fundadores se aproximaram bastante do mercado fomentando o setor, aplicando consultorias, envolvendo-se na operação de alguns grupos de concessionárias, promovendo eventos e aprimorando a sua solução com feedbacks e sugestões dos usuários.

Tudo isso tornou o produto um grande facilitador das barreiras de entrada no mercado de seminovas e trouxe a inovação tecnológica necessária para trabalhar o setor com mais organização, rapidez e facilidade. Com iniciativas e o auxílio das soluções, muitas concessionárias saíram do ponto “A” para o “B”, aumentando o índice de captações no setor de usadas em até 1.000%.

Considerando a quantidade de captações pela plataforma e multiplicando o ticket médio de motos no Brasil, a Pitom84 ajudou a movimentar o valor de R$15 milhões em motos usadas, com apenas 2 anos de operação e muito conhecimento do setor. A empresa continua avançando cada dia mais em suas soluções e desenvolvendo novos produtos para auxiliar concessionárias a realizar cada vez mais negócios.

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